Histórico
Por volta do ano de 1815, chegou à essa região um Padre por nome de José Dantas Rothéa, com a missão de Evangelizar, trouxe consigo alguns estudantes seminaristas e também escravos que serviam. Atraído pelo clima, construiu aqui uma casa e fixou residência, dominando por muitos anos uma grande extensão de terra serrana dando origem assim ao nome de SERRA DO PADRE.A casa onde morou o Padre José Dantas Rothéa foi anos depois ocupada pelo Sr. Francisco Egídio dos Santos, encontrou na casa muitos objetos pertencentes ao Padre; como utensílios domésticos, moedas e outros, foram conservados; havendo ainda hoje essa casa onde viveu e faleceu o Padre José Dantas Rothéa.As terras que eram de posse do Padre, foram passando de uns para outros, sem haver registro se através de compras ou de posse, surgindo nomes como o do Cel. Manoel Egídio dos Santos. Em 1928 chegou a Serra do Padre o Sr. Bernardino José Batista, que ao casar-se com Maria da Glória da Conceição, filha de Cel. Manoel Egídio dos Santos, fixa residência aqui, tornando-se o primeiro político de cargo eletivo ao se eleger vereador pelo município de São João do Rio Peixe-Pb, homenageado mais tarde com o nome do distrito de “Bernardino Batista”.Distrito de Bernardino Batista foi instalado e m Janeiro de 1.997, tendo como primeiro Prefeito Constitucional o Sr. Assis Gomes dos Santos, natural do sítio Baixio dos Galdinos, deste mesmo município, filho de Sra. Vicência Emília de Jesus e do Sr. Manoel Gomes dos Santos (in memorian), estado civil solteiro. Um jovem bem sucedido em sua vida profissional, com 32 anos de idade assume a administração de sua cidade natal com idéias bem estruturadas e comprometido com os anseios do seu povo.

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Bernardino Batista, pela lei estadual nº 4367, de 18-121981, subordinado ao município de Triunfo.Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o distrito Bernardino Batista, figura no município de Triunfo.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.Elevado à categoria de município com a denominação de Bernardino Batista, pela lei estadual nº 5929, de 29-04-1994, desmembrado de Triunfo. Sede no atual distrito de Bernardino Batista expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Gentílico: batistense

Fonte: IBGE