Aspectos Gerais

Aspectos Gerais

A Cidade

Bernardino Batista é um município brasileiro localizado na microrregião de Cajazeiras, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 3.153 habitantes, distribuídos em 51 km² de área.

Em 2010 foi noticiada no telejornal brasileiro, Bom Dia Brasil, como a cidade recordista de moradores ligados por laços de sangue. "De cada dez casais da cidade, quatro são de primos", afirmou o telejornal.

Geografia

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.O município situa-se na unidade geo ambiental da Depressão Sertaneja com superfícies erosivas, acessado em 3 de julho de 2010. A vegetação predominante é a caatinga xerofítica, com a presença de cactáceas, arbustos e árvores de pequeno e médio porte.
Bernardino Batista está inserido nos domínios da bacia hidrográfica do Rio Piranhas, sub-bacia do Rio do Peixe. Os principais tributários são o Rio do Peixe e o riacho Miranda, todos de regime intermitente.

Fica localizada no extremo leste da Paraíba, a 22 km da cidade de Uiraúna, 20 km da cidade de Triunfo, 12 km da cidade de Poço Dantas, 18 km da cidade de Poço José de Moura e 10 km da cidade de Joca Claudino, todas essas no estado da Paraíba, no estado do Ceará, fica 68 km da cidade de Icó, da capital paraibana, fica a 553 km.

Prefeitura Municipal de Bernardino Batista - PB