Prefeitura realiza evento com artistas batistenses contemplados pela Lei Aldir Blanc

Publicado em 22/12/2021 às 16:40

A secretaria de educação de Bernardino Batista através do departamento de cultura do município realizou em praça pública no último sábado (18) a Amostra Cultural do município de Bernardino Batista, o evento teve como finalidade regatar a cultura popular, considerando as manifestações e expressões populares detentoras do contexto local fator de identidade cultural.
De acordo com a equipe técnica a Amostra cultural objetiva o resgate e preservação da memória das raízes culturais local passa a ser desenvolvido por meio da aplicação da Lei Federal Nº 14.017 de 29 de junho de 2020 denominada Lei Aldir Blanc, criada com o intuito de promover ações emergenciais aos trabalhadores da Cultura durante o período da pandemia do COVID-19.
O evento teve a logística bancada juntamente com a Prefeitura Municipal e sua contrapartida.
A aplicação da Lei Aldir Blanc ficou sob a responsabilidade da Secretaria de Educação e da Cultura, com o auxílio do Departamento de Cultura e da procuradoria. Onde todas as partes envolvidas se desdobraram para a melhor aplicabilidade deste recurso ao atendimento a classe artístico cultural local. Também, foi criado um grupo de trabalho  GT, denominado por Comissão de Fiscalização, ambos foram designados pela portaria 109/2021, de 21 de setembro de 2021, com o intuito de acompanhar todo o processo de aplicabilidade.
A execução deste projeto deu-se por meio do Edital n.º 01/2021 – DOS ARTISTAS BATISTENSES que teve como objetivo premiar as iniciativas e produções artísticas de artesanato, artes plásticas, ou seja, todos os agentes culturais na pratica de suas atividades e desenvolvimento cultural.
Foram recebidas ao todo 40 (quarenta) inscrições. Para tanto, apenas 31 (trinta e uma) foram selecionadas. Dentre elas, 27 (vinte e sete) para artistas individuais e 04 (quatro) para grupos.
No total foram repassados a quantia de 47.000,00 (quarenta e sete mil).  Sendo R$ 1000,00 (Hum Mil Reais) e R$ 3.500,00 (Três Mil Quinhentos Reais) para os grupos.

O prefeito Aldo Andrade esteve prestigiando o evento,ao lado do vice prefeito Matheus Gomes, secretarios municipais, vereadores e autoridades locais que apreciaram mais um contato com as potencialidades do município.