Dia D de combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é realizado em Bernardino Batista

por Assesoria Publicado em 18/05/2022 às 16:47

Nesse dia 18 de maio, é o dia D de combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Essa data foi instituída em 2000 pelo projeto de lei 9970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maior de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune.

Para maior conscientização, a secretaria de Assistência social de Bernardino Batista, juntamente com com o Centro de Referência da Assistência Social - CRAS e toda rede de proteção, participaram de uma caminhada com as crianças e adolescentes do município em prol do dia D.
 Os integrantes da mobilização também usaram o carro de som para maior alcance sobre o tema e assim conscientizar toda a população da importância do assunto, destacando informações sobre o que é abuso e exploração sexual, o tipo de violência, os sinais que as vítimas podem apresentar, os meios de prevenção e o papel dos órgãos mediante as possíveis denúncias de abuso e exploração.

O evento contou com as presenças das secretárias de Assistência social e cidadania, Secretaria da mulher e infância entre outras que, todavia, irão continuar abordando sobre o tema com divulgação e participação em outras entidades do município até o final do mês de maio.