Bernardino Batista: Secretaria de Saúde inicia Campanha de Vacinação contra Influenza H1N1 2019

por Evaldo Montes | Publicado em 12/04/2019 às 14:55

Proteger o público alvo contra a gripe por meio de vacinação, visando reduzir impactos nas doenças graves provocadas pelo vírus Influenza. É este o intuito da Campanha de Vacinação contra Influenza, que iniciou nessa quarta-feira (10), antecipando em duas semanas a campanha, devido o surto no Amazonas e já em atendimento ao 1º Grupo: CRIANÇAS MENORES DE SEIS ANOS; (5 anos, 11 meses e 29 dias) e GESTANTES. O público alvo deverá procurar a sala de vacinação da Unidades Básica de Saúde Nossa senhora dos Milagres, na sede do municipio para se imunizar.

Em Bernardino Batista-PB, todas as Unidades de Saúde estarão disponibilizando a vacina para os públicos alvo da campanha, que são: idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, entre outros.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, de acordo com o Ministério da Saúde, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, doenças crônicas e diabéticos que têm como principal agente o vírus da gripe. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

Para isso, as unidades de saúde do município ficarão disponíveis e em alerta para que todo o público possa ser vacinado e se prevenir do vírus da gripe, garantindo impacto na redução de doenças causadas pelo vírus.

Para se vacinar, é preciso que estejam portando o cartão de vacinas na unidade de saúde, principalmente crianças para que o cartão vacinal seja atualizado.

De acordo com a secreria de saúde e meio ambiente, do município, Francierme Egidio, o Ministério da Saúde priorizou o foco da vacinação neste ano para as crianças.

“Nós estamos orientando que o público possa levar o cartão de vacina das crianças porque aproveitamos o ensejo e fazemos atualização do esquema. É muito importante que a população se conscientize para a vacinação, visto que, o vírus da Influenza pode acarretar em outras doenças. Será um mês inteiro em que as unidades de saúde do município terão esse como o principal foco”, contou.

Dia D

Para os que não puderem se vacinar durante todo o mês de abril, haverá o dia “D” da campanha, que será realizado no dia 4 de maio.

A doença

De acordo com a Agência Brasil, a influenza é uma doença sazonal, mais comum no inverno, que causa epidemias anuais, sendo que há anos com maior ou menor intensidade de circulação desse tipo de vírus e, consequentemente, maior ou menor número de casos e mortes.

No Brasil, devido as diferenças climáticas e geográficas, podem ocorrer diferentes intensidades de sazonalidade da influenza e em diferentes períodos nas unidades federadas.

• grip10.jpg
  • grip4.jpg