Bernardino Batista: ações do esporte são desenvolvidas pelo NUCA para a conquista do selo UNICEF no município

por Evaldo Montes | Publicado em 14/04/2019 às 14:17

O Núcleo de Cidadania dos adolescentes - NUCA de Bernardino Batista se constitui em um ‘espaço’ aberto ao debate, no qual os jovens elaboram ações e mobilizações voltadas para a promoção e defesa de políticas públicas que contemplem o seu desenvolvimento saudável e seguro, tendo como meta 8(oito) desafios especiais que incluem desde os cuidados com a alimentação à luta contra o racismo, a desigualdade de gênero entre outros.

Cumprindo a determinação no concernente ao Desafio de Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo no município, o NUCA realizou nesta sexta feira (12/04), no Auditório da Secretaria de Educação e Cultura do município uma ação onde foram entrevistados personagens que se destacam no esporte no município: Eduardo Alves (secretário de Esportes), Carlos Cartaxo (Professor), Vandeberk Viana e Josinaldo Viana (Monitores das escolinhas de futebol Bom de Bola e de Escola da sede e Distrito Antônio Paulo), Angelica dos Santos e Lindyjane da Silva (Atletas do esporte feminino), Valdery (Presidente da Liga Desportiva Batistense), Adelson e Franciarley (Atletas esporte masculino), o objetivo deste momento  foi fazer um levantamento dos pontos positivos e negativos do esporte no município como também propor sugestões para que o mesmo se estenda a outras modalidades e a outras pessoas.
Dando continuidade a ação, no sábado dia (13/04) foi realizada uma visita in loco nas escolinhas de futebol e nos locais onde são oferecidos a prática esportiva para averiguação se os mesmos oferecem condições adequadas a todos que se interessem em praticar algum tipo de esporte.
As ações se deram paralelamente tanto na sede quanto no Distrito Antônio Paulo pelos componentes do NUCA do Distrito.
O próximo passo será a sistematização das ideias para desenvolvimento de um projeto intitulado Dia do Esporte Seguro e inclusivo na cidade de Bernardino Batista.

• nuc3.jpg
  • nuc5.jpg