Notícias » Bernardino Batista: Atividades esportivas celebram o dia da criança e contemplam ações do Selo Unicef

Em 11/10/2018 às 10h24, Postado por: evaldomontes / Fonte:

    A Prefeitura Municipal de Bernardino Batista através das secretarias municipais realizou atividades esportivas na manhã desta quinta- feira (11) no estádio municipal “O Assisão” com o objetivo de comemorar o dia das crianças, que já é uma pratica comum no município, principalmente na rede municipal de ensino e também comtemplar as ações do eixo de esporte e cultura do Selo Unicef- 201-2020. 

     As atividades de “Esporte e Cidadania” do Selo Unicef-Município Aprovado tiveram início e foram propagadas como sendo um dos principais pontos a ser debatido e implementado.

      Durante a manhã festiva as crianças e adolescentes acompanhadas de monitores e orientadores, puderam realizar diversas atividades esportivas, dentre elas futebol, futsal, voley, peão, pipas, bola de gude (bila) entre outras, e para despertar o espirito de emulação varias medalhas foram distribuídas aos destaques. Ao todo em torno de 300 crianças e adolescentes da rede municipal de ensino puderam participar do “Circuito do Esporte” e das ações comemorativas ao dia da criança em Bernardino Batista.   

      A secretaria municipal de Educação e cultura e articuladora municipal do Selo Unicef, avaliou o momento como  “ uma oportunidade de fortalecer os vínculos e os cuidados com a saúde de nossas crianças. Destacando ainda os cuidados em outras instancias do poder público municipal em garantir a integridade e bem estar das crianças e adolescentes do município.”  

     Bernardino Batista é um dos municípios brasileiros que está em busca o Selo UNICEF Município Aprovado pela segunda vez. O selo é um certificado internacional concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que reconhece avanços e iniciativas reais e positivas para a vida de crianças e adolescentes com foco especial no fortalecimento dos direitos de crianças e de adolescentes. Os municípios certificados desenvolvem ações no triênio 2017-2020

                 Os princípios do direito ao esporte educacional, seguro e inclusivo são os seguintes:

Diversificar para incluir: todas as crianças e todos(as) os(as) adolescentes devem ter oportunidade de praticar esporte. Meninos e meninas jogam, brincam e se divertem juntos. Adaptações como campos e quadras pequenas, bolas mais leves, rede de vôlei mais baixa, aros de basquete de diversos tamanhos e alturas, traves menores são algumas ferramentas para tornar o jogo mais divertido, educacional, seguro e inclusivo.

Conversar para decidir juntos: todos e todas são convidados(as) a discutir como, quando e por que praticar esporte. As regras do jogo devem ser construídas coletivamente, e para tanto é preciso dialogar, saber ouvir, construir acordos e regras, e avançar nas decisões tomadas coletivamente.

Aprender sobre o outro: somos diferentes uns dos outros, mas todos e todas têm os mesmos direitos, que precisam ser respeitados. Aprendemos muito quando jogamos juntos e nos adaptamos para que todos(as) possam jogar.

Liberdade com responsabilidade: jogar é aprender a fazer escolhas conjuntamente, o tempo todo: construir e decidir regras juntos, resolver conflitos pelo diálogo, cuidar do material, ocupar espaços dentro ou fora da escola, mobilizar a comunidade para manter o campo e a quadra bem cuidados. Esse é um exercício de conquista de autonomia em que se compreende que as escolhas interferem na vida de todas as pessoas.

Educar de corpo inteiro: crianças e adolescentes não podem ser divididos em corpo e mente. O esporte contribui para articular habilidades motoras com pensamento e emoções.

Compartilhe:

Ao vivo

Vídeos

Pregão Presencial nº 00024/2017
Prefeitura Municipal de Bernardino Batista

Prefeitura Municipal de Bernardino Batista

Rua Ednete Abrantes de Abril, nº 30, Centro, Bernardino Batista / PB

CEP: 58922-000 - Telefone: (83) 3561-1021